Instituto Pensar - Túlio Gadêlha fora da disputa

Túlio Gadêlha fora da disputa

por: José Jance Marques


Jornal do Commercio conta que a indicação do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) para a vaga de vice- prefeito na chapa da Frente Popular do Recife, encabeçada pelo também deputado federal João Campos (PSB), foi rejeitada pelo PDT nacional, poucas horas depois de Gadêlha anunciar, em coletiva de imprensa, a desistência da sua pré-candidatura e o apoio da sigla aos socialistas na disputa pela Prefeitura do Recife.

Em nota oficial, divulgada na noite desta sexta-feira (11), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ressaltou que "o partido irá indicar o nome que irá compor a chapa majoritária encabeçada pelo PSB, após ajustes entre as direções partidárias, inclusive dos demais partidos que integram a aliança?.

Após a última reunião do diretório municipal pedetista, de uma série de três encontros realizados nos últimos dias, o deputado federal, que até então era pré-candidato a prefeito e crítico de primeira hora da gestão PSB, anunciou a sua desistência da corrida majoritária.

"A Direção Nacional do PDT se sente profundamente agradecida ao ato de compreensão e grandeza do Presidente Municipal do PDT de Recife (PE), deputado federal Túlio Gadêlha, ao declarar apoio ao candidato do PSB à Prefeitura da Capital, João Campos?, diz trecho da nota assinada por Lupi.

Horas antes, Túlio havia indicado o enfermeiro Rodrigo Patriota (PDT) para compor a vaga de vice.

A decisão foi referendada por meio de uma votação apertada ? foram 12 votos a favor de Rodrigo Patriota contra 10 a favor da pré-candidata a vereadora Adriana Rocha (PDT). Apesar de Gadêlha e de Patriota pontuarem que a decisão anunciada nesta sexta- feira ocorreu de forma democrática, por meio de um consenso, nos bastidores a informação é de que o clima foi de tensão.

Segundo o Jornal do Commercio, o nome de Adriana já era aguardado pelo PSB, mas Túlio teria articulado a indicação do enfermeiro para mostrar sua insatisfação em ter que desistir da disputa e estremecer as negociação de permanência do seu partido na Frente Popular do Recife.

"Túlio foi convencido de que teria que desistir do processo e acabou saindo da pior forma possível, porque criou um constrangimento para o partido. O nome de Rodrigo Patriota não será aceito pelo PSB. Isso não porque ele possui uma postura crítica à gestão, mas por ser totalmente e radicalmente contra o PSB?, declarou um socialista, em reserva, ao Jornal do Commercio.

Além do PDT, a Frente Popular do Recife tem o apoio de outras nove siglas: PP, Republicanos, MDB, PV, PROS, Avante, PCdoB, PSD e Solidariedade.

"É importante ressaltar que a decisão [de apoiar João Campos] levou em conta as ponderações apresentadas pela direção do PDT e o momento político que vive o Brasil, já que o horizonte político conflui na construção de um projeto nacional de união das forças progressistas contra um projeto que representa, neste momento, o maior atraso já vivido pela democracia brasileira?, disse Carlos Lupi na nota.

Na coletiva de imprensa realizada para anunciar a desistência da candidatura majoritária e a indicação de Rodrigo Patriota, Túlio afirmou que existiu um pedido da direção nacional do partido para a construção de uma alternativa junto ao PSB.

"Existiu esse pedido da direção nacional do partido para a gente construir juntos uma alternativa e não dificultar a formação dessa aliança entre dois grandes partidos do Brasil.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: